top of page

Em 2022, 91% da geração de eletricidade veio de energias renováveis

  • Foto do escritor: AgroInvista
    AgroInvista
  • 10 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

O Ministério da Indústria, Energia e Minas (MIEM) apresentou, em 31 de julho, o Balanço Energético Nacional 2022. Este estudo estatístico indicou que a participação das fontes renováveis ​​de energia atingiu 56% na matriz de abastecimento e 91% na geração de eletricidade. Segundo relatórios internacionais, o Uruguai é o país mais bem posicionado da região e ocupa o 14º lugar no ranking mundial.




O chefe da Direção Nacional de Energia (DNE) do MIEM, Fitzgerald Cantero, conduziu, juntamente com técnicos da agência, a apresentação do Balanço Energético Nacional (BEN) 2022, realizada virtualmente.

O hierarca especificou que o Uruguai prepara e publica o BEN há mais de 50 anos. Ele expressou que o país vive uma segunda transição energética, com importantes desafios pela frente, entre os quais destacou a atração de investimentos na área de energia.

Sublinhou ainda que um pilar fundamental desta mudança é a descarbonização, que inclui diferentes medidas para os setores dos transportes e da indústria, incluindo a mobilidade elétrica e a eficiência energética. Além disso, afirmou que durante 2022 houve crescimento do produto interno bruto (PIB), apesar da seca, e, nesse sentido, destacou que a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​ultrapassou os 90%.

De acordo com o MIEM, este estudo estatístico, realizado anualmente, reúne informação sobre os diferentes fluxos que compõem a matriz energética do país e é um insumo básico para o planejamento, pois mostra a estrutura de produção e consumo de energia. Também permite o monitoramento e avaliação de políticas energéticas e serve de base para outras análises, como o Inventário de Gases de Efeito Estufa (INGEI) do setor de energia.

No BEN 2022 consta que no país, há três anos consecutivos, os níveis de hidreletricidade estão abaixo da média histórica, devido à estiagem. Em relação à participação das fontes renováveis ​​de energia, em 2022, na matriz de abastecimento atingiu 56% e na matriz de geração de energia elétrica, 91%. Os resultados mostram que os objetivos estabelecidos foram cumpridos, com valores superiores a 50% e 90%, respectivamente. Isso se refletiu nas emissões de dióxido de carbono (CO2), que diminuíram 5% em relação ao ano anterior.

As conclusões do BEN constam do relatório internacional Trilemma, do Conselho Mundial de Energia (WEC). Nesse documento, o Uruguai ficou em 14º lugar no ranking mundial de 2022; ficou em 13º lugar em 2021. O relatório completo pode ser encontrado na página do MIEM.


Confira o ranking aqui: https://lnkd.in/ew2_hd5

 
 

Todos os direitos reservados para Invista no Uruguay, vendas de fazendas no Uruguay.

bottom of page